quinta-feira, 24 de novembro de 2011

QUALIDADE NO TRABALHO – 5 S’s


Hoje em dia as empresas tentam criar um ambiente leve e harmônico de trabalho, focando na qualidade de vida dos colaboradores, elevando a satisfação de toda equipe de trabalho. Para isso os trabalhadores devem manter um bom ambiente de trabalho com arrumação, organização, higiene, disciplina. Isso é chamado de 5S’s.
Os 5S’s são 5 passos que andam juntos e tem relação entre si, são eles:
1.     Seiri - organizar
2.     Seiton - arrumar
3.     Seiso - limpar
4.     Seiketsu - normalizar
5.     Shitsuke – manter
Apesar de muito se ouvir falar das práticas dos 5S e depois de uma breve pesquisa percebe-se que é uma ferramenta acessível. No entanto, surge a questão inicial: "compreendi os conceitos, mas por onde começar?".
Por este motivo, é fundamental o envolvimento da diretoria, dos donos, dando o seu exemplo pessoal, pois é também a partir dele que as pessoas vão aprender. Este envolvimento dá força aos 5 S`s, já que ninguém fica de fora desta caminhada.
Antes do lançamento do programa 5S devem ser elaborados formulários para avaliação de cada etapa do programa. Através desses formulários poderemos visualizar se todas as etapas estão sendo cumpridas e onde há falhas. 
   Cada área onde será implantado o 5S deve ter um diagnóstico inicial, inclusive com registro fotográfico ou filmagem das áreas para comparação do antes e depois do 5S. 
Com tudo isso, podemos concluir que o sucesso dos 5 S`s depende em boa parte dos mais “altos” ( dono, diretor, gerente ), do peso e grau de importância que eles dão ao trabalho, do compromisso de agir conforme o seu discurso ( pedagogia do exemplo ), pois nos 5 S`s, as atitudes falam mais alto do que as palavras.
Portanto, não é preciso falar muito sobre como fazer. O importante é fazer.
Seja prático, seja objetivo e siga em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário