Encontre:
1-A frequência absoluta
2.- A frequência acumulada crescente
3- A frequência acumulada decrescente
4 - A frequência percentual.
156 | 136 | 131 | 150 | 190 |
152 | 136 | 132 | 149 | 190 |
145 | 172 | 133 | 149 | 190 |
144 | 172 | 134 | 149 | 185 |
150 | 170 | 135 | 138 | 185 |
151 | 178 | 136 | 136 | 140 |
142 | 146 | 137 | 135 | 160 |
151 | 148 | 138 | 135 | 160 |
151 | 150 | 139 | 120 | 170 |
158 | 150 | 140 | 120 | 170 |
Primeiramente coloca os valores na ordem crescente que se chama rol.
120 | 136 | 144 | 150 | 170 |
120 | 136 | 145 | 151 | 170 |
131 | 136 | 146 | 151 | 172 |
132 | 137 | 148 | 151 | 172 |
133 | 138 | 149 | 152 | 178 |
134 | 138 | 149 | 156 | 185 |
135 | 139 | 149 | 158 | 185 |
135 | 140 | 150 | 160 | 190 |
135 | 140 | 150 | 160 | 190 |
136 | 142 | 150 | 170 | 190 |
Depois de fazer o rol , calcula-se a amplitude total:
At:190-120=70
A amplitude total pega-se o maior número do rol pelo menor.
k=1+3,32 lon
k=1+3,32 log70
k=1+3,32.1,845= ~8
Intervalo de classe
h=At/k = 70/8 = 8,75 = ~9
Altura | Nº alunos | F crescente | F decrescente | F percentual |
120-129 | 2 | 2 | 50 | 4% |
129-138 | 12 | 14 | 48 | 24% |
138-147 | 9 | 23 | 36 | 18% |
147-156 | 12 | 35 | 27 | 24% |
156-165 | 4 | 39 | 15 | 8% |
165-174 | 5 | 44 | 11 | 10% |
174-183 | 1 | 45 | 6 | 2% |
183-192 | 5 | 50 | 5 | 10% |
Total | 50 | | | 100% |
Como encontrei os valores da tabela?
Vamos lá, irei explicar passo a passo.
1. Coluna da altura:
o Intervalo calculado acima deu 9, certo?
o primeiro número do rol é 120, certo?
Vc vai contando os intervalos do primeiro número do rol até completar 9. Veja:
120-129 ( de 120 para 129 são 9 intervalos)
129-138 ( de 129 para 138 são 9 intervalos)
E assim sucessivamente.
2. Coluna do número de alunos:
A frequência do número de alunos é chamada frequência absoluta.
A frequência absoluta de um valor é o número de vezes em que uma determinada variavel assume um valor.
Exemplo:
Na coluna altura tem 120-129. De 120 até 128 quantos números tem na tabela de rol?
POssuem somente dois 120. Portanto a quantidade é 2
POssuem 12 números . Portanto a quantidade é 12.
E assim sucessivamente.
3. Freqüência crescente
Baseia-se na coluna de numero de alunos. Por exemplo:
Na primeira linha repete o número 2
Na segunda linha soma-se dois + 12 = 14
Na terceira linha soma-se 14+9 =23
Na quarta linha soma-se 23+12 =35
E assim sucessivamente
4. Freqüência decrescente.
Baseia-se na coluna de número de alunos porém na primeira linha repete-se o número total de alunos que no caso é 50.
na segunda linha 50-2=48
na terceira linha: 48-12=36
na quarta linha: 36-9=27
E assim sucessivamente.
5. Freqüência percentual eu já havia explicado antes.
2/50.100=4
12/50.100=24 e assim sucessivamente
Espero que tenha sido clara.
Qualquer dúvida perguntem que responderei.
Um abraço a todos!
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ResponderExcluirObrigado, Busarakham.