domingo, 20 de novembro de 2011

Para estudar para a prova de Estatística1

Os dados a seguir referem-se a altura de 50 alunos do curso de administração da UCSAL.
Encontre:
 1-A frequência absoluta
2.- A frequência acumulada crescente
3- A frequência acumulada decrescente
4 - A frequência percentual.

156
136
131
150
190
152
136
132
149
190
145
172
133
149
190
144
172
134
149
185
150
170
135
138
185
151
178
136
136
140
142
146
137
135
160
151
148
138
135
160
151
150
139
120
170
158
150
140
120
170


Primeiramente coloca os valores na ordem crescente que se chama rol.

120
136
144
150
170
120
136
145
151
170
131
136
146
151
172
132
137
148
151
172
133
138
149
152
178
134
138
149
156
185
135
139
149
158
185
135
140
150
160
190
135
140
150
160
190
136
142
150
170
190


Depois de fazer o rol , calcula-se a amplitude total:
At:190-120=70
A amplitude total pega-se o maior número do rol pelo menor.
k=1+3,32 lon
k=1+3,32 log70
k=1+3,32.1,845= ~8

Intervalo de classe
h=At/k = 70/8 = 8,75 = ~9



Altura
Nº alunos
F crescente
F decrescente
F percentual
120-129
2
2
50
4%
129-138
12
14
48
24%
138-147
9
23
36
18%
147-156
12
35
27
24%
156-165
4
39
15
8%
165-174
5
44
11
10%
174-183
1
45
6
2%
183-192
5
50
5
10%
Total
50


100%


Como encontrei os valores da tabela?
Vamos lá, irei explicar passo a passo.
1. Coluna da altura:
o Intervalo calculado acima deu 9, certo?
o primeiro número do rol é 120, certo?
Vc vai contando os intervalos do primeiro número do rol até completar 9. Veja:
120-129 ( de 120 para 129 são 9 intervalos)
129-138 ( de 129 para 138 são 9 intervalos)
E assim sucessivamente.

2. Coluna do número de alunos:
A frequência do número de alunos é chamada frequência absoluta. 
A frequência absoluta de um valor é o número de vezes em que uma determinada variavel assume um valor.
Exemplo:
Na coluna altura tem 120-129. De 120 até 128 quantos números tem na tabela de rol?
POssuem somente dois 120. Portanto a quantidade é 2

Na coluna altura tem 129-138. De 129 até 137 quantos números tem na tabela de rol?
POssuem 12 números . Portanto a quantidade é 12.
E assim sucessivamente.

3. Freqüência crescente
Baseia-se na coluna de numero de alunos. Por exemplo:
Na primeira linha repete o número 2
Na segunda linha soma-se dois + 12 = 14
Na terceira linha soma-se 14+9 =23
Na quarta linha soma-se 23+12 =35
E assim sucessivamente

4. Freqüência decrescente.
Baseia-se na coluna de número de alunos porém na primeira linha repete-se o número total de alunos que no caso é 50.
na segunda linha 50-2=48
na terceira linha: 48-12=36
na quarta linha: 36-9=27
E assim sucessivamente.

5. Freqüência percentual eu já havia explicado antes.
2/50.100=4
12/50.100=24 e assim sucessivamente

Espero que tenha sido clara.
Qualquer dúvida perguntem que responderei.

Um abraço a todos!

Um comentário:

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